Hoje é Dia: semana traz aniversários de morte de JK e Glauber Rocha

A coluna Hoje é Dia da semana entre os dias 22 e 28 de agosto é marcada por datas que celebram a memória de alguns nomes marcantes na história brasileira. Já no dia 22, a morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek, um dos principais responsáveis pela fundação de Brasília, completa 45 anos.

O Na Trilha da História, da Rádio Nacional, também dedicou, em 2017, um programa ao governo e à personalidade do “presidente bossa nova”. O historiador Antônio Barbosa e a cantora Glaucia Nasser, que interpreta as músicas do episódio, fazem um retrato da personalidade histórica que foi Juscelino Kubitschek. Clique no player abaixo para ouvir:

O dia 22 de agosto também é marcado pelo aniversário de morte de um dos maiores nomes do cinema brasileiro: Glauber Rocha. Em 2011, programa De Lá Pra Cá falou sobre a trajetória do cineasta em um programa especial. 

No dia 25, Fernanda Takai completa 50 anos. Vocalista da banda Pato Fu e com trabalhos que homenageiam figuras como Tom Jobim e Nara Leão, ela já foi destaque em diversos programas da Empresa Brasil de Comunicação. Em 2017, ela foi entrevistada e apresentou algumas de suas canções no programa Segue o Som.

[embedded content]

 

Repórter Esso e “rebaixamento” de Plutão

Sonda New Horizon capta imagens de Plutão e de sua lua Charon (Fonte: Nasa) Sonda New Horizon capta imagens de Plutão e de sua lua Charon (Fonte: Nasa)

Hoje é Dia – Sonda New Horizon capta imagens de Plutão e de sua lua Charon (Fonte: Nasa) – Nasa

Nesta semana, o surgimento de um dos programas mais lembrados da história do rádio completa 80 anos. No dia 28 de agosto, a primeira transmissão do Repórter Esso, noticiário diário transmitido também pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, completa 80 anos. Apresentando-se como “testemunha ocular da história”, essa transmissão histórica foi tema de reportagem do programa Fique Ligado, em 2018.

[embedded content]

E para ouvir trechos do mais famoso “jornal falado” do país entre os anos 1940 e 1960, relembre os episódios veiculados pelo quadro O Rádio Faz História, do programa Todas as Vozes, que foi ao ar pela Rádio MEC. O primeiro traz um registro de uma edição normal “do seu Repórter Esso, com locução do âncora Heron Domingues. No segundo, você acompanha a transmissão do último programa no rádio, na noite de 31 de dezembro de 1968, no qual o locutor Roberto Figueiredo se emociona e chora, ao ler um resumo das principais notícias divulgadas ao longo dos 27 anos do noticiário.

No dia 24 de agosto, completam-se 15 anos da reclassificação de Plutão como “planeta anão” (e não mais como planeta) por parte da União Astronômica Internacional (UAI). Em 2015, o Repórter Brasil explicou por que se deu o “rebaixamento” de Plutão.

[embedded content]

Outra data marcante na semana é os 60 anos da renúncia de Jânio Quadros ao mandato de presidente da República. O anúncio foi feito em 25 de agosto de 1962. Na ocasião, Jânio alegou “forças ocultas” atuavam contra ele. O episódio também foi relembrado em 2011 no programa De Lá Pra Cá.

Dia do Soldado e do Folclore

O dia 25 de agosto é o Dia do Soldado. A data é uma homenagem ao dia do nascimento de Duque de Caxias, um dos principais patronos do Exército do Brasil. Já o dia 22 de agosto é o Dia do Folclore. A data é uma homenagem à criação da palavra “folklore” em 1846 e foi tema do programa História Hoje em 2017.

Já o dia 26 de agosto é o Dia Internacional da Igualdade Feminina. Trata-se de uma homenagem ao dia de aprovação da 19ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos, que instituiu o sufrágio feminino. Em 2013, o quadro Outro Olhar, do Repórter Brasil, destacou a importância da data.

[embedded content]

 

Veja a lista Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

22 a 28 de agosto de 2021

22

Morte do cantor e compositor fluminense Luís Carlos Vinhas (20 anos) – foi um dos grandes expoentes da bossa nova

Morte do médico, militar e político mineiro Juscelino Kubitschek de Oliveira (45 anos)

Nascimento do realizador de cinema, poeta, dramaturgo e professor luso-brasileiro Ruy Guerra (90 anos)

Morte do cineasta, ator e escritor baiano Glauber Rocha (40 anos)

Dia do Folclore – nessa mesma data, no ano de 1846, a palavra “folklore” (em inglês) foi inventada pelo escritor inglês William John Thoms

24

A União Astronômica Internacional (UAI) redefine o termo planeta de tal forma que Plutão é agora considerado um planeta anão (15 anos)

25

Nascimento da cantora e instrumentista amapaense Fernanda Takai (50 anos)

Renúncia de Jânio Quadros ao mandato de presidente da República, após sete meses de governo, alegando forças ocultas contra ele (60 anos)

Dia do Soldado – a data homenageia o dia do nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, em 25 de agosto de 1803, patrono do Exército Brasileiro que se tornou conhecido como O Pacificador após sufocar muitas rebeliões contra o Império

26

Nascimento do compositor e instrumentista fluminense Manacéia José de Andrade (100 anos)

Dia Internacional da Igualdade Feminina – dia de aprovação da 19ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos, que instituiu o sufrágio feminino

Primeira irradiação do programa Alma do Sertão, na Rádio Nacional (76 anos)

27

Nascimento da cantora cabo-verdiana Cesária Évora (80 anos)

Bonde de Santa Teresa tomba deixando seis mortos e vários feridos (10 anos)

28

Morte da atriz de teatro fluminense Dulcina de Moraes (25 anos)

Ocorre o assalto ao Banco Itaú na Avenida Paulista, um dos maiores da história do país, em que foram levados R$ 500 milhões e 171 cofres (10 anos)

Filme nacional Aquarius ganha o prêmio de melhor filme em festival de Amsterdã (5 anos)

Dia do Avicultor

Primeira transmissão do extinto programa Repórter Esso, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro (80 anos) – o primeiro radiojornal brasileiro

Fonte: Agencia Brasil

Rosario FM